Titulo: Os 13 Porquês
Coleção: Livro Avulso
Autor(a): Jay Asher
ISBN: 9788508126651Editora: Ática
Ano de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 256
 

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Sabe aquele livro que te envolve desde as primeiras palavras citadas até o ponto final? Então, Os 13 Porquês é esse tipo de livro. Jay Asher escreveu algo fenomenal, ele escreveu aquele tipo de livro que te faz pensar em cada ato que você comete, ele escreveu aquele tipo de livro que te faz pensar na vida.

A história começa quando Clay Jensen recebe em sua casa um pacote, uma caixa, contendo 7 fitas, sete fitas nas quais narram os motivos e as pessoas para que a personagem principal, Hannah Baker, tenha se suicidado (Não, isso não é um spoiler, primeira coisa dita no livro).
São 13 motivos, 13 pessoas. As fitas devem passar por essas 13 pessoas em ordem, caso contrário todos saberão o que realmente aconteceu à Hannah.
Clay ao ouvir a primeira fita não consegue entender o porque delas terem sido enviadas para ele, o porque dele ser um dos motivos para uma pessoa se matar. Então, ele decide ouvir uma por uma, e é aí que começamos a descobrir a história de Hannah, detalhe por detalhe, com suas próprias palavras, as palavras de uma morta. O livro, então, é narrado por Hannah através de suas gravações e mostrando, simultaneamente, a perspectiva de Clay.

Quando você estraga parte da vida de alguém, você estraga a vida toda dessa pessoa.

Há tantas pessoas que passam em nossas vidas, algumas nos fazem sofrer, nos ferem de um jeito que nenhuma arma conseguiria ferir e que acabam nos fazendo perder a confiança no próximo. Foi isso que ocorreu a Hannah, tantas pessoas a machucaram que ela acabou se perdendo na própria dor, ela perdeu a confiança em todos. Aos poucos, cada ato que a fez sofrer, foram se juntando e formando uma grande bola de neve que acabou por destruí-la.

Hannah Baker...
Você mexeu comigo como nenhum outro personagem conseguiu, você e todos os seus enigmas envoltos a sua morte, a Hannah, isso não coisa que se faça com os admiradores de sua história.

A única diferença é que eu saberei que é o último dia.
Vocês não.

Lendo o livro eu tinha que me lembrar que ela estava morta, que todo o sofrimento dela já tinha passado, que tudo já havia acabado. Mas mesmo assim, coloque ênfase aí, eu mergulhei na história dela de cabeça, porque em algum momento da minha vida eu passei pelo o que ela passou, eu senti o que ela sentiu, e ler a história dela era como ler a minha própria, ao menos em partes.

Como eu disse, o livro te faz pensar.
E às vezes o mundo é pesado demais para algumas pessoas.


Obs: Entrou no top10

Ps: Não leia esse livro se já estiver triste, você vai se sentir pior.
Ps²: Você pode até ler esse livro quando estive de bem com a vida, mas saiba que a cada página lida você irá se sentir péssimo.
Ps³: Mesmo assim LEIA O LIVRO! É ótimo.