Titulo: Anjo Mecânico
Trilogia: As Peças Infernais
Autor(a): Cassandra Clare
ISBN: 8501092681
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 392
 
Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exercito comandado pelas forças do submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana. 
As Peças Infernais é cronologicamente a primeira série de livros das Crônicas dos Caçadores de Sombras, mas na ordem de publicação é a segunda, seguindo a proclamada e posso dizer a serie principal, Os Instrumentos Mortais.

A Protagonista do livro é a Srta. Theresa Gray, a qual prefere ser chamada de "Tessa". Tessa é uma garota americana que acaba de chegar em Londres para se encontrar com seu irmão mais velho, Nathaniel, desde que sua unica parente viva em Nova York morreu. Nathaniel havia se mudado para Londres em busca de emprego e agora a receberia em sua casa/apartamento. Porém, ao chegar ao porto, Tessa se depara com duas senhoras desconhecidas: Sra. Dark e Sra. Black. Elas alegam estarem la em nome de seu irmão para leva-la ao seu encontro e logo após ver um bilhete do irmão confirmando a historia das senhoras, ela acredita nelas e as acompanha. O que Tessa não fazia ideia é que a acabara de ser sequestrada pelas mulheres que mantêm seu irmão em cativeiro, e que o motivo disso tudo é um poder que ela nem imaginava possuir. 

O Livro é eletrizante do inicio ao fim, você não se pega em momento algum pensando "argh, esse livro não anda" ao lê-lo. Ele é escrito em terceira pessoa, uma coisa que ajudou muito para com a história desde que se fosse em primeira pessoa ele não teria o mesmo desenvolvimento que tem. O método de escrita de Cassandra Clare é magnifico, deixando sempre pequenas pistas em parágrafos que você acha serem insignificantes, mas com o andar do livro você se pega fazendo ligações instantâneas com o que havia sido falado e o que está ocorrendo no momento.  

Os personagens são sem duvida o de mais interessante nos livros, todos são muito complexos e ate mesmo com o fim do livro você percebe que eles ainda têm muito a revelar sobre si mesmos. Tessa Gray me conquistou como protagonista, ela é corajosa, curiosa e mesmo assim sabe os momentos certos para usar essas suas "virtudes", William Herondale sempre acido e sarcástico também me conquistou, mesmo que em alguns momentos me deparei com raiva de algumas palavras que saiam de sua boca e Jem Carstairs com o seu grande coração me deixou no começo um pouco entediado, mas com o tempo me acostumei com o seu jeito de ser. 

Os meus favoritos foram sem duvida: Thomas e Jessamine Lovelace, mas por que? bom, para começar Thomas é adoravelmente corajoso, ele sempre sorri mesmo com a "traição" que um certo personagem o fez no passado. Ele aparenta não guardar rancor de nada e ajuda a todos com um grande prazer, o qual faz questão de demonstrar com seus sorrisos. Já Jessie é completamente o oposto, que está sempre com a cara emburrada e reclamando sobre tudo e todos, quando na verdade ela apenas não quer ficar sozinha e é assim mesmo que ela se sente no Instituto de Londres. 

Eu só não dei 5 estrelas pelo livro graças a EDIÇÃO brasileira, na qual além de está com erros gramaticais, ainda ocorreu de ter erros de tradução (como Church, o gato que teve seu nome traduzido como Coroinha, sendo que futuramente faz uma menção/aparição em Cidade dos Ossos com o nome de Church) e de atenção mesmo (em um momento o sobrenome de William é trocado por Harondale e as iniciais escritas no relógio do Sr. Mortmain também são trocadas de J.T.S para J.P.S). Mas tirando esses erros, o livro em si é 5 estrelas. 

OBS- Recomendo que você leitor comece As Crônicas dos Caçadores de Sombras por este livro, desde que o ultimo da saga Os Instrumentos Mortais dão alguns spoilers dessa série.